Cenário de Sonho e de Pesadelo
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo. A clonagem há muito que é aplicada nas plantas, mais recentemente em animais, e chegou agora vez do homem se clonar a si próprio. O que aflige a comunidade científica, não parece ser o facto em si, mas apenas a pouca eficácia dos métodos disponíveis. Do ponto de vista mural e ético este tema tem causado muitas controvérsias, pois para muitas pessoas é inaceitável haver dois seres iguais, pois cada um de nós deve ser único e exclusivo.
¯ Admirável mundo novo: Clonagem de indivíduos famosos já desaparecidos, para fins comerciais ou políticos.
´ É difícil perceber quais seriam as vantagens deste tipo de clonagem, pois o mundo das celebridades está em constante mudança, hoje podem ter a humanidade a seus pés, e amanhã podem ter o nada como horizonte, pois ninguém nos garante que essa pessoa continuaria a ser famosa.
¯ Admirável mundo novo: Clonagem de indivíduos ainda vivos com capacidades particulares (desportistas, prémios Nobel).
Quanto a clonar um desportista até seria possível que esse tivesse as mesmas características físicas que o seu original como por exemplo um jogador de futebol. Mas quando falamos de um prémio Nobel, ou alguém com uma inteligência acima da média, ninguém nos garante que este desenvolveria as suas capacidades cognitivas de acordo com o seu modelo, pois o meio em que estamos inseridos é um factor que entrevem no desenvolvimento destas capacidades.
¯ Elixir da juventude: Clonagem para obtenção de embriões que possam ser usados como fornecedores de órgão para seres clonados.
Vai contra toda a ética e a mural alguém que cria um embrião, que por muitos considerado um ser humano, para benefício próprio. É preciso ter um espírito muito frio e calculista para se salvar em troca de uma morte.
¯ Clone para salvar uma vida: Clonagem de uma pessoa doente para produzir um órgão que lhe pode salvar a vida.
Neste caso o cenário não é tão macabro como o anterior, pois a doação do órgão não iria afectar a vida deste clone, mas não deixa de ser uma vida que é “fabricada” para um fim utilitário do ponto de vista moral isto é inaceitável porque falamos de um ser humano de não de objectos descartáveis.
¯ Clone do além (a reencarnação): Clonagem, por razões afectivas, de indivíduos mortos.
Se nascemos, vivemos e morremos, e porque só temos direito a uma vida. Quando alguém pensa em clonar um filho, um pai, ou uma avó, é porque esse clone viria substituir alguém que deixou saudades, seria óptimo trazer de volta todas as pessoas que já nos deixaram, mas cada ser é único e incomparável, e mesmo que fosse possível, este ser seria sempre um clone e estaria sujeito a uma constante comparação com o seu protótipo.
¯ O meu filho: Ter um “filho” geneticamente igual a si próprio(a), sem a contribuição genética de outro sexo.
Á primeira vista parece absurdo querermos um clone igual a nós, mas se falarmos de um casal em que um dos parceiros tivesse alguma dificuldade em conceber uma criança, seria perfeitamente aceitável que este ser tivesse apenas os genes de um deles e do ponto de vista moral não há grandes oposições.
¯ Um monarca decide clonar-se para garantir o domínio da sua descendência.
Este facto é muito semelhante ao anterior, mas neste caso seria fabricado um ser como se de um projecto se tratasse, pois este viria com um único objectivo estipulado, e estariam a limitar as escolhas deste, pois ele teria que seguir os ideais do seu criador.
¯ Um clone que não é clone: Clonagem de um embrião humano devido a uma deficiência.
Tal como é citado em cima este caso não é considerado clonagem pois o ser que será gerado não terá original, nem se trata da clonagem de um adulto, mas sim de um embrião. Do ponto de vista mural e ético não são colocadas barreiras a esta forma de clonagem, se é que lhe podemos chamar isso, pois não haverá nenhum tipo de consequências, o que torna este caso um dos mais admissíveis.
Marta Catarina Teixeira