THE CORPORATION
As conclusões tiradas são chocantes e perturbadoras. Depois de assistir a este documentário fica difícil continuar com a mesma opinião das organizações e do consumo. Aquilo que mais me surpreende é a análise aos crimes cometidos pelas empresas, alguns são mesmo ataques a saúde humana como é o caso da contaminação do leite. As corporações têm cada vez mais influência no comportamento das pessoas. Quando compramos umas calças, um par de tênis ou uma t-shirt, aparentemente são actos absolutamente normais para a vida de milhares de pessoas no mundo, mas não percebemos que estamos a financiar a continua exploração da mão de obra barata de pessoas que nada mais têm a oferecer para garantir sua sobrevivência e das suas famílias. É em paises em desenvolvimento ou sub desenvolvidos que as grandes empresas a nivel mundial procuram estabelecer as suas produções com o objectivo de aumentar os lucros e ganhar cada vez mais. As corporações também afectam negativamente o meio ambiente, estas extraem recursos da natureza, usam-nos para fabricar os seus produtos sem pensar nas consequências dos seus actos.
Ao sermos incentivados pelos meios de comunicação a consumirmos desalmadamente, até aqueles produtos que não queremos, que só compramos porque está na moda, ou porque o vizinho ou o amigo também tem, estamos a estimular o aumento desnecessário de uma produção em massa e a fazer com que os recursos naturais se esgotem rapidamente e que se torne difícil ou até mesmo impossível a vida neste planeta, ele está gravemente doente e se não forem tomadas medidas urgentes para atenuar as consequências ambientais este pode mesmo morrer, mas as corporações não estão minimamente preocupadas em mudar este quadro de tragédia ambiental, porque o foco central destas são apenas factores económicos e financeiros.
Nós fazemos parte das corporações por isso, também temos responsabilidade em todas estas consequências. Somos uma geração de consumo (geração de plástico), adquirimos produtos que nos são empurrados pelo média sem pensar no resultado dos nossos actos. Chegamos á conclusão que a mudança tem de ser individual e urgente e que cada um de nos tem de ser responsável e consciente das suas acções.
Não vamos deixar que isto aconteça...Vamos fazer uma escolha, e marcar pela diferença!!!

Por um mundo melhor…
Marta Catarina Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário