quarta-feira, 18 de maio de 2011

O mito da caixa de Pandora

O mito sobre a origem do mal

“Se Deus existe porque existe tanto mal?”:
Estas são questões que surgiram há muitos anos atrás, e para as quais surgiram mitos que tentam explicar a existência do bem e do mal, para tentar dar explicação a isto os judaico-cristãos criaram o mito de Adão e Eva, paralelamente a este, os hebreus criaram o mito de Pandora, sendo esta uma história rica e inspiradora.
O mito de Pandora surge-nos quando Prometeu rouba o fogo aos deuses e é castigado pelos seus actos. Zeus o deus dos deuses, furioso como este acto, e decide castigar severamente prometeu, amarrou-o a um rochedo, onde todos os dias um abutre lhe viria comer o fígado, não satisfeito com o castigo que deu a Prometeu, Zeus, decide vingar-se também de todos os humanos que usufruíram do fogo, por isso ordenou a Efesto, um ferreiro, que criasse a mulher, para depois a enviar para a terra. Este criou uma mulher belíssima á qual chamou de Pandora, quando apresentada a Zeus, este entrega-lhe uma caixa em marfim fechada, e também a chave e disse-lhe que quando casa-se, esta caixa seria o dote para o seu marido, mas ela só poderia ser aberta após o casamento.
Em pouco tempo Pandora casou, com Epimeteu, irmão mais novo de Prometeu, ela era muito feliz, e tinha-se esquecido dar o dote ao seu marido. Epimeteu passava muito tempo fora de casa, e Pandora começava a sentir-se triste, e um dia lembrou-se de ir examinar a caixa que Zeus lhe tinha dado. A caixa era belíssima, e de lá de dentro soavam gritos que lhe pediam para abrir a caixa, Pandora não resistiu e abriu-a, de lá de dentro surgiram criaturas monstruosas, que a picaram, ela fechou-a. Pandora tinha caído na armadilha de Zeus e libertara todos os males para a terra. Pandora sentia-se má, doente, mas de repente ouviu uma voz suave surgir da caixa, mas ela não queria abri-la, mas a voz insistiu tanto e Pandora estava tão desesperada que abriu novamente a caixa. Foi então que surgiu uma fada chamada Esperança, que lhe disse todo o mal que ela tinha feito, e que aquela caixa era apenas um presente envenenado de Zeus para concluir a sua vingança contra Prometeu e todos os homens. Pandora desesperada perguntou a Esperança o que poderia ser feito para remediar aquela situação, esta respondeu-lhe que nada poderia ser feito, que todos os males estavam libertados, mas ainda havia esperança pois ela tinha sido enviada para dar alento a todos aqueles que precisassem, e para relembra-los que depois da tempestade vem a bonança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário